16 dicas para manter uma vida saudável

Comer uma dieta balanceada sem excesso é uma das chaves para uma vida saudável. Melhorar esta situação é muito fácil, é só uma questão de aprender corretamente30 de julho de 2017Compartilhar no FacebookCompartilhe no TwitterCozinhar as carnes até que não haja partes vermelhas ou rosadas no interior evite doenças transmitidas por alimentosCozinhar as carnes até que não haja partes vermelhas ou rosadas no interior evite doenças transmitidas por alimentosSer saudável depende de cada um e da maneira como você cuida do corpo. Realizar atividade física, descansar bem e manter um plano alimentar abundante e variado são algumas das coisas mais importantes para atingir esse objetivo.

Que o alimento consumido forneça as quantidades necessárias de nutrientes é essencial para desfrutar de boa saúde. No entanto, isso varia de uma pessoa para outra, por isso, é sempre recomendável consultar um especialista.

Para facilitar a apreensão de conhecimentos que contribuem para a geração da população pelo Ministério da Saúde da Nação comportamentos alimentares mais eqüitativas e saudáveis ?projetou o Dietary Guidelines for População Argentina.

Alguns comportamentos que beneficiam o corpo

Use pelo menos uma vez por semana um punhado de frutas secas sem sal ou sementes sem salUse pelo menos uma vez por semana um punhado de frutas secas sem sal ou sementes sem sal Incorporar a alimentação diária de todos os grupos e realizar pelo menos 30 minutos de atividade física

Faça 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar) incluem legumes, frutas, legumes, cereais, leite, iogurte ou queijo, ovos, carnes e óleos

Realizar atividade física moderada ou contínua todos os dias para manter uma vida ativa

Coma calmo, se possível acompanhado e moderado o tamanho das porções

Escolha alimentos preparados em casa em vez de processados

Recomenda-se tomar 8 copos de água potável todos os diasRecomenda-se tomar 8 copos de água potável todos os dias Durante o dia, beba pelo menos 2 litros de líquidos, sem açúcar, de preferência água. Não espere para ter sede para se hidratar.

Para lavar a comida e cozinhar, a água deve estar segura.

Consuma 5 porções de frutas e vegetais diariamente em uma variedade de tipos e cores.

Coma pelo menos meio prato de legumes no almoço, meio prato no jantar e 2 ou 3 frutas por dia. Seu consumo diminui o risco de obesidade, diabetes, câncer de cólon e doenças cardiovasculares.

Frutas e vegetais sazonais são mais acessíveis e de melhor qualidadeFrutas e vegetais sazonais são mais acessíveis e de melhor qualidade Reduzir o uso de sal e o consumo de alimentos com alto teor de sódio. Para substituí-lo, use condimentos de todos os tipos (pimenta, salsa, pimentão, páprica, orégano). Diminuir o consumo de sal previne hipertensão, doenças vasculares e renais, entre outras.

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Limitar o consumo de bebidas açucaradas e alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal.

Restringir o consumo de manteiga, margarina, gordura animal e creme de leite.

Consumir leite, iogurte ou queijo diariamente, de preferência desnatado.

Escolha queijos macios antes de muito e aqueles com menor teor de gordura e salEscolha queijos macios antes de muito e aqueles com menor teor de gordura e sal Quando consumir carne, remova a gordura visível, aumente o consumo de peixe e inclua o ovo.

Incorporar leguminosas, de preferência grãos integrais, batatas, batata doce, milho ou mandioca na dieta.

Consumir óleo cru como condimento, frutos secos ou sementes.